Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Na Corda Bamba

.
Tightrope!
Produção: 1959 a 1960
Número de episódios: 37 (Preto e Branco)
Elenco: Michael Connors (1925 - 2017) no papel do agente Nick Stone
Criação e Produção: Greene Rouse Productions e Screen Gems Presentation
Tema Musical: George Durning
Dublagem: AIC SP
.
Tightrope! foi exibida no Brasil sob o título "Na Corda Bamba". A série tinha como personagem central o agente Nick Stone, vivido pelo ator Michael Connors. A cada episódio, Stone se infiltrava em quadrilhas criminosas para obter informações, tentando com isso colocar seus integrantes atrás das grades.
.
A cada aventura, o herói usava um nome diferente para com isso se proteger. Apesar de ser um agente da polícia, Nick era praticamente desconhecido das unidades policiais e por conta disso não tinha como evitar que as balas viessem de todos os lados.
.
.
A estratégia do agente era participar de forma ativa nos golpes arquitetados. E era de posse de determinadas informações que a quadrilha repentinamente se via encurralada pela polícia. O problema de tais "encontros" é que após lutas e tiroteios (onde a polícia sempre levava a melhor), Nick se via obrigado a fugir para manter sua identidade em segredo.
.
O charme do personagem era carregar um revolver num coldre as suas costas, preso ao cinto da calça. Ao ser revistado, esse revólver nunca era achado e era dessa forma que Stone surpreendia os bandidos. Em algumas ocasiões o agente chegava a tirar o paletó, mas nunca dava as costas para os vilões.
.
.
.
O seriado apresentava belas mulheres, para cima das quais Stone sempre jogava muito charme. O herói se apresentava bonito, inteligente e não raras vezes compunha um ar de cinismo. As mulheres tinham como objetivo atrair o público masculino, mas era através delas que Stone sempre chegava ao chefe do bando.
.
Na época era comum heróis aparecerem fumando, bebendo e Nick Stone não foi exceção a tal regra. Muito pelo contrário, chamava-se a isso na época de glamour.
.
Ao final de cada episódio, Nick sempre aparecia andando por alguma rua, pensando a respeito dos acontecimentos da aventura que estava terminando.
.
A exemplo de Peter Gunn, a série foi produzida em preto e branco, ambientada em grande parte dentro de cenários escuros, mostrando o interior de boates e night clubs.
.
.
O programa foi cancelado após a primeira temporada devido as reclamações sobre violência excessiva. E isso era fato, visto que o herói passava a maior parte do tempo na companhia de gangsters dos mais variados tipos.
.
Algum tempo depois de seu cancelamento, "Na Corda Bamba" foi reprisada em solo americano sem as cenas de violência. Mas isso acabou descaracterizando o programa, que passou depois por 3 tentativas de retorno. A primeira foi “The New Tightrope” (1961) e a segunda foi “The Expendables” (1962), ambas com o ator Michael Connors a frente do elenco. Uma terceira e última tentativa foi feita em 1972 com o ator Christopher George, denominada “Man on a String”. Nenhuma dessa produções, no entanto, conseguiram ser satisfatórias a ponto de se aprovar a produção de uma retomada da série.
.
A série foi exibida nos Estados Unidos, via Rede CBS, entre 08/09/59 e 31/05/60. Consta existir um episódio perdido, nunca exibido, com a participação de Douglas Fowley, Jean Howell e Will J. White.
.
No Brasil, estreou num domingo, 28 de Outubro de 1962, as 21h30, na TV Record, Canal 7 de SP.
.
.
O ator Michael Connors é o mesmo que a partir de 1967 passou a estrelar com grande sucesso a série policial Mannix (como Mike Connors).
.
Na Corda Bamba - Introdução
.
.
Lista de Episódios
.
01 – Getaway Day
02 – The Casino
03 – The Frame
04 – Stand on Velvet
05 – the Cracking Point
06 – Thousand Dollar bill
07 – Music and Mink
08 – Man in the Middle
09 – The Patsy
10 – The Money Fight
11 – Black Tie Kill
12 – The Perfect Circle
13 – The Lady
14 – Cold Kill
15 – The Neon Wheel
16 – Two Private Eyes
17 – Night of the Gun
18 – Broken Rope
19 – Cold Ice
20 – Appointment in Jericho
21 – Three to Make Ready
22 – The Model and the Mobster
23 – The Long Odds
24 – The Brave Pigeon
25 – First Time Out
26 – Park Avenue Story
27 – Big Business
28 – The Chinese Pendant
29 – Achilles and his Heels
30 – The Gangster´s Daughter
31 – The Penthouse Story
32 – The Shark
33 – The Horse Runs High
34 – The Hired Guns
35 – Bordeline
36 – A Matter of Money
37 – Bullets and Ballet

3 comentários:

  1. Dublagem realizada pela AIC, provavelmente totalmente perdida. Alguns episódios sobraram com colecionadores.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma grande dublagem da AIC sem sombra de dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Ótima série, acompanhei tudo, era inteligente, bom roteiro, personagem cativante.

    ResponderExcluir