Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Casey Jones

Casey Jones
Produção: 1958
Número de Episódios: 36
Elenco: Alan Hale Jr (Casey Jones), Bobby Clark (Casey Jones Jr), Jone´s Dog (Cinders), Pat Hogan (Sam Peachpit), Paul Keast (Mr. Carter), Mary Lawrence (Alice Jones), Dub Taylor (Wallie Sims), Eddy Waller (Red Rock).
Produção: Columbia/Screen Gems

Dublagem: AIC SP
.

A série teve como base um personagem verídico chamado Casey Jones. Antes da sua produção, já haviam sido lançados dois filmes: “Casey Jones”, de 1927 e “The Return of Casey Jones”, de 1934.
.
O seriado é do gênero aventura, com episódios de 30 minutos que narram as aventuras do lendário Casey Jones, maquinista do Expresso Cannonball. É protagonizada por Alan Hale Jr., que mais tarde ficaria famoso no papel do “Capitão” na telessérie "A Ilha dos Birutas" (Gilligan’s Island). Ao seu lado, Mary Lawrence como a esposa Alice e Bobby Clark como o filho Casey Jr.
.
.
Produzida em preto e branco, ficou no ar nos Estados Unidos entre maio de 1958 e março de 1959, via rede CBS. Foi lançada no Brasil pela extinta TV Excelsior – Canal 9 de São Paulo, em Setembro de 1963, entrando ao ar de terças-feiras, às 19h. O patrocínio era do creme dental Signal (o tema de abertura era traduzido para o português para se mencionar propositalmente o nome do patrocinador). Em 1969, a TV Bandeirantes reprisou o programa e essa foi a última oportunidade que tivemos de assisti-lo pela TV aberta.
.
.
O legal em Casey Jones era ver a locomotiva patinar sobre os trilhos ante uma arrancada, a exemplo do que os automóveis fazem, "cantando pneus". Outro lance digno de memória eram as freadas proporcionadas por Casey, "travando" as rodas da locomotiva. E não raras vezes eram vistas cenas com Casey fazendo o trem dar arrancadas em marcha ré. Portanto, ver a locomotiva de Casey Jones em operação era como ver um piloto experiente pilotando um carro sobre trilhos.
.
Alan Hale Jr. faleceu em 2 de janeiro de 1990, vítima de câncer. Eddy Waller faleceu em 20 de agosto de 1977, Dub Taylor em 3 de outubro de 1994 e Mary Lawrence em 24 de setembro de 1991.
.
A série não mereceu reprises em anos posteriores. Trata-se de material antigo, ainda da década de 50. Há que se considerar também que com o advento da tevê colorida, vários seriados totalmente em preto e branco acabaram marginalizados à comercialização.
.
Curiosamente, vários livros americanos que tratam sobre séries de tevê também não trazem qualquer informação sobre este programa.
.
Um raro episódio dublado intitulado "O incendiário" é até aqui o único dessa série que foi localizado em poder de colecionadores.


Casey Jones - Abertura
.
.
Lista de Episódios
.
01. Night Mail
02. Dutch Clock
03. Badge For Casey
04. Satan's Wail
05. Way Station
06. Prison Train
07. Run To Deadwood
08. Old Timer
09. Star Witness
10. Dangerous Hours
11. Hard Luck Train
12. Lethal Journey
13. Treasures Of Sam Bass
14. Dark Rider
15. Layover At Jamestown
16. Black Box
17. Night Run
18. Girl In The Cab
19. Storm Warning
20. Marauders
21. Gunslinger
22. Death Rides The Tender
23. One Way Ticket
24. Silk Train
25. Mrs. Casey Jones
26. Spurline To Danger
27. Iron Man
28. Presidential Itch
29. Fire Eater
30. Lost Train
31. Honeymoon Express
32. Trackwalker
33. Nitro
34. Outlaw Hero
35. The Promotion
36. The Immigrants

.
.
Lançamento em DVD - Estados Unidos

2 comentários:

  1. Na verdade, esse não é o único episódio. O episódio intitulado "O incendiário" é, na verdade "O relógio holandês". Eu tenho outro que chama "O cronômetro antigo". Seria até bom saber se, de fato, foi lançado nos EUA para tentar uma restauração, pq há outros episódios que estão sendo recuperados.

    ResponderExcluir
  2. Consta do Amazon ... https://www.amazon.co.uk/CASEY-JONES-COMPLETE-EPISODES-REGION/dp/B014AR8K1E

    ResponderExcluir