Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Os Intocáveis

The Untouchables
Produção: 1959 a 1963
Número de Episódios: 118 (Preto e Branco)
Elenco: Robert Stack (1919 - 2003), Nicholas Georgeade, Paul Picerni (1922 - 2011), Abel Fernandez (1930 - 2016), Steve London (1930 - 2014), Jerry Paris (1925 - 1986), Chuck Hicks e Anthony George (1921 - 2005)
Tema Musical: Nelson Riddle
Produção: Desilu Studios
Dublagem: Cine Castro (narração de Murilo Neri) e
AIC SP (narração de Carlos Campanille)
.
Na Chicago dos anos 30, a máfia domina o crime organizado promovendo o contrabando de bebidas durante o período da chamada Lei Seca. A mando de Al Capone, assassinatos se sucedem e a justiça é constantemente subornada. Contra ele, apenas o detetive Eliot Ness e sua equipe de agentes federais.
.
Sob essa temática nasceu a série de TV "Os Intocáveis" (15/10/1959 a 21/05/1963), das mais violentas até hoje produzidas. A mesma teve como base o livro de memórias "The Untouchables", escrito pelo verdadeiro Eliot Ness (1903 - 1957) em parceria com o escritor Oscar Fraley.
.
 
O verdadeiro Eliot Ness
.
O ator Robert Stack não foi a primeira escolha para o papel de Eliot Ness. Ele foi contratado dias antes do início das filmagens por conta da desistência de Van Johnson, ante o salário que lhe fora oferecido.
.
Robert Stack
.
Consta que foram tentados também os atores Van Heflin e Fred MacMurray, mas nenhum deles queria estrelar uma série de TV. Stack foi convencido num período de 13 horas. A oferta incluía  a co-produção do episódio piloto e mais 10.000 dólares por sua atuação. No caso da série ser produzida, o mesmo teria direito a 7.500 dólares por episódio produzido mais 25% sobre todo o lucro obtido.
.
.
O grupo de Ness era formado pelos agentes Enrico Rossi (Nicholas Georgeade), Lee Hobson (Paul Picerni), William Youngfellow (Abel Fernandez), Jack Rossman (Steve London), Martin Flaherty (Jerry Parris), LaMarr Kane (Chuck Hicks) e Cam Allison (Anthony George). Al Capone era interpretado por Neville Brand (que mais tarde estrelaria a série de TV "Laredo") e no papel de seu capanga - Frank Nitti - estava Bruce Gordon.
.
O verdadeiro Al Capone
.
Neville Brand no papel de Al Capone
.
A série foi produzida pela Desilu Studios, de propriedade do casal Desi Arnaz e Lucille Ball (o mesmo que havia produzido e estrelado tempos antes a clássica "I Love Lucy"). As aventuras de Eliot Ness iniciaram com o episódio duplo "The Scarface Mob" no programa Desilu Playhouse, em Abril de 1959. A boa audiência fez com que Desi Arnaz o formatasse para exibição nos cinemas (no Brasil foi exibido no ano de 1964 sob o título de "A Quadrilha de Scarface - Os Intocáveis"). O piloto e alguns episódios da primeira temporada foram supervisionados por Quinn Martin (o mesmo que depois criou as séries "O Fugitivo", "Os Invasores" e "São Francisco Urgente"). 
.
.
.
O programa fez muito sucesso em sua primeira temporada (1959/60), mas era considerado violento demais para os padrões da época. Por serem quase sempre retratados como criminosos, imigrantes italianos não poupavam críticas junto aos executivos de produção. Para dar maior realismo a recriação de época, os automóveis utilizados pertenciam a colecionadores. O maior deles - o ator Jack Webb - exigiu por contrato que eventuais consertos fossem feitos com peças originais, o que encarecia sobremaneira o orçamento previsto.
.
Bruce Gordon
.
Quando da conclusão da primeira temporada, em 1960, o ator Bruce Gordon resolveu abandonar a série,  já que tinha como problema ser confundido em público com o vilão que interpretava.
.
Um episódio da segunda temporada (1960/61) - "The Big Train" - causou tremenda polêmica ao retratar a polícia como inapta e corrupta ante uma possível fuga de Capone e mais 52 prisioneiros durante uma transferência de trem para Alcatraz. De verdade, a viagem transcorreu sem problemas. No episódio da TV, Ness e sua equipe conseguem evitar uma tentativa de fuga. A repercussão foi tanta, que ao final da trama foi exibido um aviso informando que o episódio não retratava fatos verídicos, não tendo a intenção de ofender a integridade do sistema penitenciário americano.
.
.
As revoltas contra o programa se sucediam. Frank Sinatra e Bing Crosby suspenderam suas produções com a Desilu, Desi Arnaz começou a ser ameaçado de morte e processos surgiam em boa quantidade (um deles movido pela própria família de Capone). Em dado momento, até o FBI manifestou insatisfação, visto que glórias atribuídas a equipe de Ness dentro da série foram na verdade obtidas por aquela organização.
.
.
.
Em meio a tanta turbulência, a Desilu achou por bem não utilizar mais nomes ou sobrenomes italianos em criminosos fictícios. Além disso, o personagem Nick Rossi passou a ter mais destaque, mostrando uma influência positiva dos italianos no combate ao crime. Tentando melhorar a imagem do programa, a Revista TV Guide publicou uma matéria encomendada na qual a viúva de Eliot Ness afirmava adorar a série e a forma como ela mostrava a lei sendo cumprida.
.
.
Ao final da segunda temporada, em 1961, a audiência começou a declinar. Robert Stack decidiu que abandonaria a produção ao final da terceira temporada (1961/62), mas foi contido por Desi Arnaz que lhe deu um bom aumento de salário. Em meio a tais acontecimentos, a quarta temporada (1962/63) resultou mais branda, mostrando um Eliot Ness mais humano. O problema é que isso acabava com as características básicas do programa e a audiência, por sua vez, reagia mal.
.
A Desilu, em paralelo, também passava por problemas no ano de 1963 em função do alcoolismo de Arnaz, algo que culminou com seu afastamento da direção e levou ao divórcio seu casamento com a atriz Lucille Ball. Ao assumir o comando da empresa, Lucy cancelou a produção de "Os Intocáveis" alegando não se identificar com a violência mostrada no programa. Há quem diga, no entanto, que tal iniciativa foi tomada por motivo financeiro; ou seja, Desi Arnaz somente sairia do negócio com algum lucro se a série fosse vendida para reprises em canais regionais (e para que isso pudesse acontecer a produção teria de ser suspensa).
.
Tema Musical
.
O último episódio foi exibido em 21 de Maio de 1963. Desi e Lucy continuaram amigos mesmo após o divórcio (reza a lenda que mesmo depois de separados ela continuou buscando conselhos junto ao ex-marido quando não conseguia resolver algum problema dentro do estúdio).
.
.
No Brasil, a estréia da série se deu em 01 de Novembro de 1962, quinta-feira, 22h00, através da TV Record, Canal 7 de SP. A segunda temporada estreou em 02 de Novembro de 1963, sábado, 21h30, através da TV Excelsior Canal 9 de SP (que a exibiu até o início de 1965). Em 1966/67 a série foi exibida pela TV Tupi Canal 4 de SP e posteriormente - a partir de 1968 onde ficou em exibição até o início dos anos 70 - pela TV Bandeirantes Canal 13 de SP. 
.
.
Robert De Niro
.
Em 1987 o diretor Brian De Palma recriou "Os Intocáveis" para o cinema. Adaptado por David Mamet, o longa foi estrelado por Kevin Costner (Eliot Ness), Sean Connery (Malone) e Robert De Niro (Al Capone). Grande sucesso de bilheteria, rendeu ao ator Connery o Oscar de melhor ator coadjuvante. Aproveitando-se da ocasião, a TV Globo relançou a série clássica em 1988, exibindo episódios da primeira temporada aos domingos, entre 22h00 e 23h00, com uma nova dublagem sob a locução do jornalista Celso Freitas.
.
.
Em 1991 Robert Stack voltou ao papel que o tornara famoso, no longa para televisão "Eliot Ness - O Retorno do Intocável". Anos após ter colocado Capone na cadeia, um assassinato ocorre em condições suspeitas. Entra em cena Eliot Ness com o intuito de provar a inocência de um parceiro e mandar o verdadeiro assassino para a cadeia.
.
.
Em 1993 uma nova versão para a TV foi criada, estrelada por Tom Amandes (Eliot Ness) e William Forsythe (Al Capone). A mesma contabilizou 42 episódios exibidos entre 11 de Janeiro de 1993 e 22 de Maio de 1994.
.
Contrariando a regra que material antigo produzido em preto e branco não pode ser lançado em DVD no Brasil, eis que a Paramount (atual detentora dos direitos sobre a série) ordenou seu lançamento entre nós no ano de 2008.
.
.
Os episódios - totalmente remasterizados - foram lançados com som original e legendas em português. Vários colecionadores na ocasião procuraram pela distribuidora alegando possuir o áudio da primeira dublagem, mas a Paramount recusou-se em avaliar o material. Muitos acham que isso ocorreu por problemas de custo para remasterizar todas as pistas de áudio, outros dizem que a recusa ocorreu por conta de direitos autorais que envolvem os antigos dubladores.
.
.
Em DVD, cada temporada foi dividida em dois volumes. Lançada na íntegra em solo americano, não temos conhecimento de que a quarta temporada tenha sido lançada no Brasil.
.
Observação
.
O extinto Canal a Cabo Argentino Retro Channel chegou a exibir a série no Brasil quando seu sinal foi liberado para nosso País no ano de 2004. Na ocasião, com som original e precárias legendas em português, as chamadas diziam que se a série não fosse em preto e branco, seria naturalmente vermelha, tal o volume de sangue em atos de violência. Depois do Retro Channel, "Os Intocáveis" chegou a ser exibido na grade de programação do Canal a Cabo TCM.
.
Os Intocáveis - Dublagem Cine Castro
.
.
Lista de Episódios

 Pilot

29     1-29                27/Apr/59    The Untouchables (aka The Scarface Mob) (2) 

• Season 1

1      1-01                15/Oct/59   The Empty Chair  [Recap]
2      1-02                22/Oct/59   Ma Barker and Her Boys  [Recap]
3      1-03                29/Oct/59   The Jake Lingle Killing  [Recap]
4      1-04                05/Nov/59   The George "Bugs" Moran Story  [Recap]
5      1-05                12/Nov/59   Ain't We Got Fun?  [Recap]
6      1-06                19/Nov/59   Vincent "Mad Dog" Coll  [Recap]
7      1-07                26/Nov/59   Mexican Stake-Out  [Recap]
8      1-08                03/Dec/59   The Artichoke King  [Recap]
9      1-09                10/Dec/59   The Tri-State Gang  [Recap]
10     1-10                17/Dec/59   The Dutch Schultz Story  [Recap]
11     1-11                24/Dec/59   You Can't Pick the Number  [Recap]
12     1-12                31/Dec/59   The Underground Railway  [Recap]
13     1-13                07/Jan/60   Syndicate Sanctuary  [Recap]
14     1-14                14/Jan/60   The Noise of Death  [Recap]
15     1-15                14/Jan/60   Star Witness  [Recap]
16     1-16                28/Jan/60   The St. Louis Story  [Recap]
17     1-17                04/Feb/60   One-Armed Bandits  [Recap]
18     1-18                11/Feb/60   Little Egypt  [Recap]
19     1-19                18/Feb/60   The Big Squeeze  [Recap]
20     1-20                25/Feb/60   The Unhired Assassin (1)  [Recap]
21     1-21                03/Mar/60   The Unhired Assassin (2)  [Recap]
22     1-22                10/Mar/60   The White Slavers  [Recap]
23     1-23                24/Mar/60   Three Thousand Suspects  [Recap]
24     1-24                31/Mar/60   The Doreen Maney Story  [Recap]
25     1-25                07/Apr/60   Portrait of a Thief  [Recap]
26     1-26                14/Apr/60   Underworld Bank  [Recap]
27     1-27                21/Apr/60   Head of Fire - Feet of Clay  [Recap]
28     1-28                28/Apr/60   The Frank Nitti Story  [Recap]

• Season 2

29     2-01                13/Oct/60   The Rusty Heller Story  [Recap]
30     2-02                20/Oct/60   Jack "Legs" Diamond  [Recap]
31     2-03                03/Nov/60   Nicky  [Recap]
32     2-04                10/Nov/60   The Waxey Gordon Story  [Recap]
33     2-05                17/Nov/60   The Mark of Cain  [Recap]
34     2-06                24/Nov/60   A Seat on the Fence  [Recap]
35     2-07                01/Dec/60   The Purple Gang  [Recap]
36     2-08                08/Dec/60   Kiss of Death Girl  [Recap]
37     2-09                15/Dec/60   The Larry Fay Story  [Recap]
38     2-10                22/Dec/60   The Otto Frick Story  [Recap]
39     2-11                29/Dec/60   The Tommy Karpeles Story  [Recap]
40     2-12                05/Jan/61   The Big Train (1)  [Recap]
41     2-13                12/Jan/61   The Big Train (2)  [Recap]
42     2-14                19/Jan/61   The Masterpiece  [Recap]
43     2-15                26/Jan/61   The Organization  [Recap]
44     2-16                02/Feb/61   The Jamaica Ginger Story  [Recap]
45     2-17                09/Feb/61   Augie "the Banker" Ciamino  [Recap]
46     2-18                16/Feb/61   The Underground Court  [Recap]
47     2-19                23/Feb/61   The Nick Moses Story  [Recap]
48     2-20                09/Mar/61   The Antidote  [Recap]
49     2-21                16/Mar/61   The Lily Dallas Story  [Recap]
50     2-22                23/Mar/61   Murder Under Glass  [Recap]
51     2-23                30/Mar/61   Testimony of Evil  [Recap]
52     2-24                13/Apr/61   Ring of Terror  [Recap]
53     2-25                20/Apr/61   Mr. Moon  [Recap]
54     2-26                27/Apr/61   Death for Sale  [Recap]
55     2-27                04/May/61   Stranglehold  [Recap]
56     2-28                11/May/61   The Nero Rankin Story  [Recap]
57     2-29                18/May/61   The Seventh Vote  [Recap]
58     2-30                25/May/61   The King of Champagne  [Recap]
59     2-31                01/Jun/61   The Nick Acropolis Story  [Recap]
60     2-32                08/Jun/61   90-Proof Dame  [Recap]

• Season 3

61     3-01                12/Oct/61   The Troubleshooter  [Recap]
62     3-02                19/Oct/61   Power Play  [Recap]
63     3-03                26/Oct/61   Tunnel of Horrors  [Recap]
64     3-04                02/Nov/61   The Genna Brothers  [Recap]
65     3-05                09/Nov/61   The Matt Bass Scheme  [Recap]
66     3-06                16/Nov/61   Loophole  [Recap]
67     3-07                23/Nov/61   Jigsaw  [Recap]
68     3-08                07/Dec/61   Man Killer  [Recap]
69     3-09                14/Dec/61   City Without a Name  [Recap]
70     3-10                21/Dec/61   Hammerlock  [Recap]
71     3-11                04/Jan/62   The Canada Run  [Recap]
72     3-12                11/Jan/62   Fall Guy  [Recap]
73     3-13                18/Jan/62   The Gang War  [Recap]
74     3-14                01/Feb/62   The Silent Partner  [Recap]
75     3-15                08/Feb/62   The Whitey Steele Story  [Recap]
76     3-16                15/Feb/62   The Death Tree  [Recap]
77     3-17                01/Mar/62   Takeover  [Recap]
78     3-18                08/Mar/62   The Stryker Brothers  [Recap]
79     3-19                22/Mar/62   Element of Danger  [Recap]
80     3-20                29/Mar/62   The Maggie Storm Story  [Recap]
81     3-21                05/Apr/62   Man in the Middle  [Recap]
82     3-22                03/May/62   Downfall  [Recap]
83     3-23                10/May/62   The Case Against Eliot Ness  [Recap]
84     3-24                17/May/62   The Ginnie Littlesmith Story  [Recap]
85     3-25                31/May/62   The Contract  [Recap]
86     3-26                14/Jun/62   Pressure  [Recap]
87     3-27                28/Jun/62   Arsenal  [Recap]
88     3-28                05/Jul/62   The Monkey Wrench  [Recap]

• Season 4

89     4-01                25/Sep/62   The Night They Shot Santa Claus  [Recap]
90     4-02                02/Oct/62   The Cooker in the Sky  [Recap]
91     4-03                09/Oct/62   The Chess Game  [Recap]
92     4-04                16/Oct/62   The Economist  [Recap]
93     4-05                23/Oct/62   The Pea  [Recap]
94     4-06                30/Oct/62   Bird in the Hand  [Recap]
95     4-07                13/Nov/62   The Eddie O'Gara Story  [Recap]
96     4-08                20/Nov/62   Elegy  [Recap]
97     4-09                27/Nov/62   Come and Kill Me  [Recap]
98     4-10                04/Dec/62   A Fist of Five  [Recap]
99     4-11                11/Dec/62   The Floyd Gibbons Story  [Recap]
100    4-12                18/Dec/62   Double Cross  [Recap]
101    4-13                01/Jan/63   Search for a Dead Man  [Recap]
102    4-14                08/Jan/63   The Speculator  [Recap]
103    4-15                15/Jan/63   The Snowball  [Recap]
104    4-16                22/Jan/63   Jake Dance  [Recap]
105    4-17                29/Jan/63   Blues for a Gone Goose  [Recap]
106    4-18                05/Feb/63   Globe of Death  [Recap]
107    4-19                19/Feb/63   An Eye for an Eye  [Recap]
108    4-20                26/Jan/63   Junk Man  [Recap]
109    4-21                05/Mar/63   The Man in the Cooler  [Recap]
110    4-22                12/Mar/63   The Butcher's Boy  [Recap]
111    4-23                26/Mar/63   The Spoiler  [Recap]
112    4-24                02/Apr/63   One Last Killing  [Recap]
113    4-25                09/Apr/63   The Giant Killer  [Recap]
114    4-26                16/Apr/63   The Charlie Argos Story  [Recap]
115    4-27                30/Apr/63   The Jazz Man  [Recap]
116    4-28                07/May/63   The Torpedo  [Recap]
117    4-29                14/May/63   Line of Fire  [Recap]
118    4-30                21/May/63   A Taste for Pineapple  [Recap]

 .

2 comentários: