Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 10 de março de 2016

Terra de Gigantes


Land of the Giants
Produção: 1968 a 1970
Número de Episódios: 51 (Color)
Elenco: Gary Conway, Don Marshall (1936 - 2016), Deanna Lund, Don Matheson (1929 - 2014), Heather Young, Kurt Kasznar (1913 - 1979) e Stefan Arngrim.
Criação: Irwin Allen Productions
Produção: 21th Century Fox
Tema: John Williams
Dublagem: AIC SP

Depois dos clássicos "Viagem ao Fundo do Mar" (1964 a 1968), "Perdidos no Espaço" (1965 a 1968) e "Túnel do Tempo" (1966 a 1967) o produtor Irwin Allen achou por bem viabilizar seu projeto mais ousado até então. O nome da nova série era "Terra de Gigantes" e nela muitos viam algo de "Perdidos no Espaço" (vários críticos na ocasião chegaram a classificar o programa como sendo uma cópia piorada do outro).

Com um elenco menos carismático do que aquele que aprendemos a cultuar em "Perdidos no Espaço", "Terra de Gigantes" repetia o formato de se ter uma nave com um menino e um covarde a bordo. A cenografia era cara e elaborada, assim como também caros eram os truques para mostrar gigantes perseguindo pequeninos (reza a lenda que "Viagem ao Fundo do Mar" e "Perdidos no Espaço" foram cancelados no início de 1968 para que fossem mantidos os custos de produção de "Terra de Gigantes").



A origem da série é incerta. Muitos alegam que Allen era fã de um conto intitulado "As Aventuras de Gulliver". Outros alegam que o mesmo teria plagiado um filme de 1957 intitulado "O Incrível Homem Que Encolheu". Seja lá o que for, Allen começou a desenhar o projeto ainda 1967 a partir de um roteiro chamado "In The Beginning", escrito por William Welch. 

Após algumas alterações, fora gravado um filme de 8 minutos, apresentado pelo ator Don Matheson, com a intenção de se tentar vender o projeto (Matheson só aceitou tal incumbência mediante a promessa de ser aproveitado no elenco caso a série viesse a ser produzida). A Rede ABC manifestou interesse e o piloto - intitulado "The Crash" - começou a ser rodado em 26 de Dezembro de 1967, sob a direção do próprio Irwin Allen.



Com muitas cenas adicionais (algo que Allen exigia e os atores detestavam), deu-se para montar praticamente 2 pilotos. Curioso  que o básico adotado passou a compor o início da série enquanto que segundo foi para a prateleira, tornando-se desde então uma raridade, só exposta em 2007 como um extra quando do lançamento da série em DVD nos Estados Unidos e Canadá.

Entre Janeiro e Abril de 1968 o número de episódios gravados e finalizados eram 16. A estréia estava prevista para 22 de Setembro daquele ano. O custo de produção de cada episódio girava ao redor de 250 mil dólares e isso tornava "Terra de Gigantes" a série mais cara até então produzida. Como a Fox ainda arcava com os prejuízos do épico "Cleópatra" (1963), a produção de "Terra de Gigantes" foi mantida por apenas duas temporadas.


O piloto da série mostra uma viagem entre Nova York e Londres feita pela espaçonave "Spindrift", que de repente se vê envolvida numa névoa magnética que a transporta para um planeta alternativo, doze vezes maior que a Terra, povoado por pessoas gigantescas (o nome do planeta nunca fora mencionado). Com a nave avariada, seus tripulantes se vêem impossibilitados de regressar, iniciando ali uma série de aventuras.

Os gigantes, no geral, são seres perigosos. Com uma tecnologia atrasada em 50 anos se comparada com a da Terra, desejam capturar aqueles que chamam de “pequeninos” para promoverem estudos e ganharem dinheiro. O regime de governo do planeta desconhecido se mostra autoritário. Nele, o governo conta com a ajuda de uma espécie de polícia chamada SID, cujo chefe é o sádico Inspetor Kobick (o ator Kevin Hagen, falecido em 2005), que se torna o inimigo número 1 dos "pequeninos" (Kobick aparece em 9 episódios da série).


A tripulação da nave "Spindrift" é formada pelo Capitão Steve Burton (o ator Gary Conway), que puxa para si a responsabilidade de proteger a todo o grupo. O co-piloto Dan Erickson (o ator Don Marshall) torna-se um grande aliado do Capitão. Mark Wilson (o ator Don Matheson) é engenheiro de profissão e estava na nave como um passageiro que pretendia ir à Londres a negócios. Valerie Ames Scott (a atriz Deanna Lund) é uma rica passageira, por vezes intolerante. Betty Hamilton (a atriz Heather Young) é a comissária de bordo da nave. Alexander Fitzhugh (o ator Kurt Kasznar, falecido em 1979) é um covarde ganancioso, papel esse bastante semelhante ao do Dr. Smith do ator Jonathan Harris em "Perdidos no Espaço". Barry Lockridge (o jovem ator Stefan Arngrim) é um garoto orfão, com 11 anos de idade, que ia à Londres para ser criado por um parente. Com ele, um cão chamado Chipper.


Para dar a impressão de que os atores gigantes realmente tinham vários metros de altura, as cenas eram filmadas de baixo para cima. A equipe de criação e design, por sua vez, teve de se desdobrar para reproduzir objetos em grandes tamanhos, tais como tubo de ensaio, drenos, hidrantes, etc.



No episódio 17 da segunda temporada, o ator Jonathan Harris - o Dr. Smith, de "Perdidos no Espaço" - aparece como convidado interpretando um flautista viajante do tempo. Foi também durante a segunda temporada que a atriz Heather Young ficou grávida. Os produtores optaram por esconder sua gravidez, chegando ao ponto da mesma nem atuar em determinados episódios.


HQ - Estados Unidos

HQ - Brasil - Editora Ebal - 1973

Para determinadas cenas de corrida ou escalada os atores se empenhavam ao máximo e isso valeu para Don Marshall um deslocamento de ombro no episódio "Cidade Fantasma". Don Matheson chegou a bater a cabeça numa sequência do episódio "Câmera do Terror", algo que seus colegas de elenco pensaram que fosse uma encenação. Gary Conway, por sua vez, quebrou duas costelas durante uma cena de luta no episódio "Perdidos". Heather Young - por conta de sua gravidez - pode ser vista passando mal, com a mão na barriga, no episódio "O Flautista".



Alguns erros foram cometidos durante o desenrolar da série e o mais famoso deles talvez tenha ocorrido no episódio “Apêndice Inoportuno”, onde o Capitão Steve Burton (Gary Conway) chama Fitzhugh de Kurt, nome na vida real do ator Kurt Kasznar. Tal erro só pode ser percebido na versão original em inglês, já que na dublagem brasileira a AIC SP corrigiu tal deslize.


Após o cancelamento da série - em 1970 - Deanna Lund casou-se com o colega de elenco Don Matheson. Ambos tiveram uma filha - Michelle Matheson - que também é atriz. Mas a união terminou em divórcio.

"Terra de Gigantes" estreou no Brasil no Domingo, 02 de Março de 1969, as 18h30, pela TV Record Canal 7 de São Paulo. Tinha na ocasião a dura incumbência de manter a audiência deixada por "Perdidos no Espaço". A série retornou pela mesma emissora nos anos 70, migrou depois para a TV Globo, indo na sequência para a TV Tupi. Em 1990 foi reapresentada pelo Canal a Cabo Fox. Paralelamente, em 1992, a TV Record voltou a exibir o programa durante a semana na parte da tarde. O Canal a Cabo Fox retomou sua exibição em 2004 e no ano seguinte - 2005 - repassou a série para o Canal a Cabo FX. "Terra de Gigantes" já foi vista também em canais de menor expressão como é o caso do Ulbra TV do Rio Grande do Sul e a Rede Brasil de Televisão.

Com toda a dublagem preservada, seu lançamento em DVD só ocorreu por enquanto nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra (segundo a distribuidora Fox, não existe previsão de lançamento no Brasil). Vale dizer que alguns boxes lançados no mercado brasileiro não são oficiais (num deles cometeram o erro grotesco de se colocar na lateral da caixa uma foto com o elenco de "Perdidos no Espaço").

Terra de Gigantes - Lançamento em DVD - Inglaterra


Lista de Episódios

1ª Temporada (1968/69)

01 – The Crash (O Desastre)
02 – Ghost Town (Cidade Fantasma)
03 – Framed (Acusados)
04 – Underground (Os Guerrilheiros)
05 – Terror-Go-Round (Terror)
06 – The Flight Plan (Plano de Voo)
07 – Manhunt (Caçada Humana)
08 – The Trap (A Cilada)
09 – The Creed (Apêndice Inoportuno)
10 – Double-Cross (Traição)
11 – The Weird World (O Mundo Estranho)
12 – The Golden Cage (A Gaiola Dourada)
13 – The Lost Ones (Perdidos)
14 – Brainwash (Lavagem Cerebral)
15 – The Bounty Hunter (O Caça-Prêmio)
16 – On a Clear Day You Can See Earth (Em Noites Claras Avista-se a Terra)
17 – Deadly Lodestone (A Pedra Mortal)
18 – Night of Thrombeldinbar (A Noite de Thrombeldinbar)
19 – Seven Little Indians (Os Sete Pigmeus)
20 – Target: Earth (Destino: Terra)
21 – Genius at Work (O Gênio)
22 – Return of Inidu (A Volta de Inidu)
23 – Rescue (O Salvamento)
24 – Sabotage (Sabotagem)
25 – Shell Game (O Jogo de Conchas)
26 – The Chase (A Perseguição)

2ª Temporada (1969/70)

01 – The Mechanical Man (O Homem Mecânico)
02 – Six Hours to Live (Seis Horas para Viver)
03 – The Inside Rail (Aposta Perigosa)
04 – Deadly Pawn (Peão Mortal)
05 – The Unsuspected (O Insuspeito)
06 – Giants and All That Jazz (Gigantes, Ora Bolas!)
07 – Collector’s Item (Peça de Coleção)
08 – Every Dog Needs a Boy (Todo Cão Precisa de um Dono)
09 – Chamber of Fear (Câmera do Terror)
10 – Comeback (A Volta)
11 – The Clones (Os Andróides)
12 – A Place Called Earth (Um Lugar Chamado Terra)
13 – Land of the Lost (Terra de Perdidos)
14 – Home Sweet Home (O Retorno)
15 – Our Man O’Reilly (Os Duendes Pequeninos)
16 – Nightmare (Efeitos Curiosos)
17 – Pay the Piper (O Flautista)
18 – The Secret City of Limbo (Terra de Ninguém)
19 – Panic (Pânico)
20 – The Deadly Dart (Assassinatos Misteriosos)
21 – Doomsday (As Iscas Pequeninas)
22 – A Small War (Guerra Violenta)
23 – The Marionettes (As Marionetes)
24 – Wild Journey (Jornada Selvagem)
25 – Graveyard of Fools (O Cemitério dos Tolos)





Arngrim, Marshall, Deanna, Conway, Heather e Matheson em 2011

Um comentário: