Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O Homem Invisível


.
The Invisible Man
Produção: 1975
Total de Episódios: 13
Elenco: David McCallum, Melinda Fee, Craig Stevens
Produção: Universal/MCA-TV
Dublagem: AIC SP

.
Tornar um homem invisível é tema antigo. Consta de uma novela de H.G. Wells, que em 1933 já ganhava uma adaptação cinematográfica. Nela, um cientista chamado Jack Griffin (Claude Rains) torna-se invisível e se refugia num vilarejo tentando reverter o processo. O filme ganhou status de clássico e tem como protagonista um personagem que amedronta as pessoas com sua invisibilidade, comete um assassinato e por fim morre. O filme é americano, foi produzido pela Universal em preto e branco e dura exatos 71 minutos. No elenco, Gloria Stuart (como Flora) e Willian Harrigan (como o Dr. Kemp). Trata-se de um clássico da ficção científica.
.

Claude Rains e Gloria Stuart - O Homem Invisível de 1933
.
Anos mais tarde, a televisão inglesa resolveu produzir uma série de TV com um herói dotado de tais características. O ano era 1958 e o homem invisível chamava-se Dr. Peter Brady (vivido pelo ator Tim Turner). Cada episódio durava 30 minutos e o rosto do personagem principal nunca fora mostrado, estando sempre coberto de ataduras com um óculos escuro e chapéu. Quando o Dr. Peter Brady entrava em ação, as ataduras eram retiradas e a invisibilidade se tornava o principal atrativo da sequência. A série esteve no ar nos Estados Unidos entre setembro de 1958 e julho de 1959, totalizando 26 episódios. O episódio piloto não chegou a ser exibido.
.

O Homem Invisível - Série de TV - 1958
.
O Dr. Peter Brady era um cientista inglês que trabalhava com refração de luzes, descobrindo assim como tornar-se invisível. O problema é que ele não sabia como reverter o processo e usando essa "vantagem", passa a trabalhar para a inteligência inglesa combatendo forças do mal. Tinha a seu lado Diane Brady (Lisa Daniely) e Sally Brady (Deborah Watling).
.
Versão anos 70
.
Em 1975, a Universal, através da MCA TV, resolveu reativar o tema produzindo um longa para a televisão americana. No filme, um cientista chamado Dr. Daniel Westin descobre como tornar objetos invisíveis e resolve incluir a si próprio na experiência. Quando descobre que sua técnica estaria pronta para ser usada pelo governo para fins militares resolve memorizar a fórmula secreta, destruir o equipamento, tornar-se invisível e fugir. Infelizmente seu projeto de visibilidade falha e ele procura por um cientista amigo (vivido pelo ator Henry Darrow, de "Chaparral"), que confecciona uma máscara idêntica a seu rosto. Assim, usando a máscara, ele transitaria pelos meios normais da sociedade e, em casos de necessidade, retiraria a máscara utilizando a vantagem da invisibilidade. Dentro desse contexto, o Dr. Daniel Westin e sua esposa Kate Westin passam a trabalhar para a Klae Corporation, obedecendo as ordens de um chefe chamado Walter Carlson.
.

Para o elenco deste homem invisível de 1.975, a Universal recrutou nomes conhecidos de outras séries de TV. Para o papel do Dr. Daniel Westin foi recrutado o ator David McCallum, que entre 1964 e 1968 fez fama a nível internacional estrelando ao lado de Robert Vaughn a telessérie "O Agente da UNCLE" (onde interpretava o espião Illya Kuryakin). Para o papel de Walter Carlson escolheram o veterano Craig Stevens, que havia brilhado entre 1958 e 1961 na série de TV "Peter Gunn" (onde fazia o papel-título). Para o papel de Kate Westin a selecionada foi a atriz Melinda Fee, que havia estrelado em 1965 o programa "Days of Our Lives" (onde vivia a personagem Mary Anderson).
.

O longa que deu origem a série foi exibido na televisão americana ainda no primeiro semestre de 1975. Dada a boa receptividade, foi iniciada a produção da série de TV, cuja estréia ocorreu em 08 de Setembro de 1975 nos EUA. O programa ia ao ar toda segunda-feira, às 20h00. Como os índices ficaram abaixo do esperado e em não havendo sinais de recuperação, acabou sendo cancelado, com um último episódio sendo levado ao ar em 19 de Janeiro de 1976.
.
A Série no Brasil

.
No Brasil, "O Homem Invisível" de 1958 estreou pela TV Tupi Canal 4 de SP em 12 de Novembro de 1964, quinta-feira, as 22h00. Em 1967 foi exibido na antiga TV Cultura Canal 2 de SP, em tempo que a emissora ainda pertencia ao conglomerado de Assis Chateaubriand. Em 1969 migrou para a TV Bandeirantes Canal 13 de SP. Produzido originalmente em preto e branco, nunca mais foi reprisado desde então até por conta do advento da televisão colorida em nosso País no ano de 1972.
.
"O Homem Invisível" de 1975 já era colorido. Exibido entre nós pela Rede Globo, iniciou no dia 17 de Março de 1976, quarta-feira, as 21h00, após a telenovela "Pecado Capital". A exibição do último episódio data de 17 de Novembro 1976, quarta-feira, as 21h00, após a telenovela "O Casarão". Curioso como uma série que fracassou nos Estados Unidos conseguiu tanto sucesso entre nós. O programa entrava numa sessão chamada "Quarta Nobre" e mantinha altos índices de audiência.
.
A série foi reapresentada depois pela TV Record e pela TV Manchete. Sua comercialização parece difícil em virtude do número limitado de episódios. Para se ter uma ideia, seria necessário exibir quatro vezes cada episódio para que o programa ficasse um ano no ar sendo apresentado semanalmente.
.
O lançamento em DVD e Blu-Ray só ocorreu em 2012, por intermédio de uma distribuidora canadense (e isso surpreendeu, visto que muitos esperavam que o lançamento fosse feito por distribuidora americana).
.
.
Truques, Efeitos e Curiosidades

.
Todos tinham curiosidade em saber como as trucagens eram feitas, tamanha a perfeição alcançada na época. A mágica é antiga: um estúdio inteiro foi pintado de azul. David McCallum usou uma malha colante da mesma cor do estúdio e pintou as partes do corpo que ficaram visíveis com tinta na mesma tonalidade. Com todo o corpo no mesmo tom de azul do estúdio, ficava impossível de localizar o ator, que se deslocava a todo instante. Com esse efeito, só era "visível" aos olhos dos telespectadores aquilo que não estava dentro desse critério de cor. Os produtores resolveram então que além desse estúdio azul haveria um outro normal, onde o restante do elenco gravaria normalmente. Uma vez gravada a seqüência "invisível" no estúdio azul e a seqüência normal no outro estúdio, as fitas eram sobrepostas. Esse sincronismo permitia dar a ilusão de que no ambiente dito normal havia uma pessoa invisível.
.
As cenas no estúdio normal eram filmadas com bastante antecedência, pois o piso tinha de ser demarcado para que o elenco não invadisse a área que teoricamente McCallum usava no estúdio azul. O uso de computadores - já naquela época - facilitou o trabalho, pois calcularam do alcance das lentes ao seu peso e tamanho!
.
A série teve efeitos especiais muito mais ambiciosos do que os do clássico de 1933. As primeiras tentativas na série com McCallum, no entanto, seguiram os métodos tradicionais do cinema, que já eram conhecidos. Mas a prática demonstrou que eles não serviriam para satisfazer o nível de exigência da produção.
..
Só a braçadeira branca torna McCallum visível no estúdio azul. O único problema é a sua sombra, que pode surgir quando a iluminação não é correta
.
.
As lentes de contato servem para fazer "desaparecer" os seus olhos
.
.
Para dar forma ao rosto do homem invisível foi usado látex liquido
.
.
A máscara azul serve para uniformizar o rosto e tornar a invisibilidade perfeita, sendo que o tecido não atrapalha a visão do ator durante as filmagens
.

.
Nesta cena num quarto de hotel, o Dr. Westin começa a se sentir muito estranho. Ele nota que sua imagem começa a ficar translúcida
.

Os olhos e a roupa de David McCallum se destacam quando sua cabeça é coberta por uma maquilagem azul e fotografada com fundo da mesma cor
.
Depois de "O Homem Invisível" Melinda Fee apareceu em séries de TV como "A Mulher Biônica" e "Dallas". Em seus últimos trabalhos aparece como Melinda O . Fee. Atualmente está sumida do cenário televisivo.
.
Craig Stevens chamava-se na verdade Gail Shikles Jr. Jamais repetiu o sucesso do personagem Peter Gunn, que interpretou entre 1958 e 1961. Entre setembro e dezembro de 1964, estrelou - sem sucesso - a telessérie "Mr. Broadway" (onde vivia o herói Mike Bell). Depois de "O Homem Invisível", apareceu em seriados como "Dallas", "O Barco do Amor", "Assassinato por Escrito", "Happy Days" e "O Incrível Hulk". Faleceu em 10 de maio de 2000, aos 81 anos, vítima de câncer.
.
David McCallum voltou a estrelar regularmente outras séries de TV, tais como: "Sapphire and Steel" (1979 a 1982 - nunca exibida no Brasil), "VR5" (1995) e NCIS (em produção desde 2003).
.
O tema da invisibilidade voltou a ser abordado em 1976 na série de TV "Gemini Man", estrelada por Ben Murphy. Nela, o personagem Sam Casey utiliza um relógio de pulso que lhe permite ficar invisível por um curto espaço de tempo. Com baixa audiência, a série contabilizou um piloto e apenas 11 episódios produzidos. No Brasil, também foi exibido pela Globo, a partir de Janeiro de 1977, sem a mesma repercussão de seu antecessor.
.
No ano 2000, através da Sci Fi Channel, nos Estados Unidos, outra série com o título de "O Homem Invisível" foi lançada, agora tendo o ator Vicente Ventresca interpretando Darian Fawkes, um ex-trapeceiro recrutado por uma organização de espionagem, que resolve implantar um material especial em sua glândula, que deixa segregar uma substância a base de mercúrio que saem pelos seus poros e folículos, tornando-o invisível. Segundo informações, a série foi encerrada em 2002, depois de 46 episódios, devido a seu alto custo de produção e brigas internas entre as emissoras Sci Fi Channel e a USA Networks.
.
Fonte: Arquivo Pessoal, Internet e Revista TV Guia (25/09 a 01/10 de 1976)
.
O Homem Invisível - Abertura
.
.
Lista de Episódios - O Homem Invisível - 1958
.
01. Secret Experiment (14/09/58)
02. Crisis in the Desert (21/09/58)
03. Behind the Mask (28/09/58)
04. The Locked Room (05/10/58)
05. Picnic With Death (12/10/58)
06. Play to Kill (26/10/58)
07. Shadow on the Screen (02/11/58)
08. The Mink Coat (09/11/58)
09. Blind Justice (16/11/58)
10. Jailbreak (23/11/58)
11. Bank Raid (30/11/58)
12. Odds Against Death (07/12/58)
13. Strange Partners (14/12/58)
14. Point of Destruction (12/04/59)
15. Death Cell (19/04/59)
16. The Vanishing Evidence (26/04/59)
17. The Prize (03/05/59)
18. Flight into Darkness (10/05/59)
19. The Decoy (17/05/59)
20. The Gun Runners (24/05/59)
21. The White Rabbit (31/05/59)
22. Man in Disguise (07/06/59)
23. Man in Power (14/06/59)
24. The Rocket (21/06/59)
25. Shadow Bomb (28/06/59)
26. The Big Plot (05/07/59)
.
Lista de Episódios - O Homem Invisível - 1975
.
01. The Invisible Man – Longa Metragem Piloto - (90 min)
02. The Klae Resource (08/09/75)
03. The Fine Art of Diplomacy (15/09/75)
04. Man of Influence (22/09/75)
05. Eyes Only (29/09/75)
06. Barnard Wants Out (06/10/75)
07. Go Directly to Jail (03/11/75)
08. Stop When the Red Lights Flash (24/11/75)
09. Pin Money (01/12/75)
10. The Klae Dynasty (08/12/75)
11. Sight Unseen (15/12/75)
12. Power Play (19/01/76)
13. An Attempt to Save Face (nunca exibido nos Estados Unidos)
.
Lista de Episódios - Gemini Man - 1976
.
01 - Pedacinhos
02 - O Minotauro
03 - Sam Casey, Sam Casey
04 - Trem para Dallas
05 - Corra Sam, Corra
06 - A Fuga
07 - Oito, Nove, Dez ... Você está Morto
08 - Alvos
09 - Não Confie na Polícia
10 - Buffalo Bill Ataca Novamente
11 - O Retorno do Leão
.
Lista de Episódios - O Homem Invisível - 2000
.
Primeira Temporada
.
01. Pilot - 1
02. Pilot - 2
03. The Catevari
04. Ralph

05. Tiresias
06. Impetus
07. The Devil You Know
08. Liberty & Larceny

09. The Value of Secrets
10. Separation Anxiety
11. It Hurts When You Do This
12. The Other Invisible Man
13. Reunion
14. Cat & Mouse
15. Beholder
16. Ghost of a Chance
17. Flowers for Hobbes
18. Perchance to Dream
19. Frozen in Time
20. Diseased
21. The Lesser Evil
22. Money for Nothing - 1
23. Money for Nothing - 2
24. It's a Small World

.
Segunda Temporada
.
01. Legends
02. The Camp
03. The Importance of Being Eberts
04. Johnny Apocalypse
05. Going Postal
06. Brother's Keeper
07. Insensate
08. Den of Thieves
09. Bad Chi
10. Flash to Bang
11. Germ Theory
12. The Choice
13. Immaterial Girl
14. Father Figure
15. A Sense of Community
16. The Three Phases of Claire
17. Exposed
18. The Invisible Woman
19. Mere Mortals
20. Possessed
21. Enemy of My Enemy
22. The New Stuff

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário