Dedicado à Pietra Andrade Rodrigues, autora da idéia - 15 de Julho de 2010

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Operação Devlin


.
Devlin Connection
Elenco: Rock Hudson, Jack Scalia
Ano de Produção: 1982
Número de Episódios: 13
Criação: John Wilder
Produtor Executivo: Jerry Thorpe
Dublagem: Herbert Richers
.
“Operação Devlin” foi uma curta série de TV levada ao ar nos Estados Unidos entre 02 de outubro e 25 de dezembro de 1982. Com baixa audiência, contabilizou apenas 13 episódios coloridos, sendo que o último, intitulado “Jennifer”, nunca fora exibido em solo americano.
.
Brian Devlin era o personagem central do programa, papel este que coube à Rock Hudson, consagrado ator de cinema e que na TV já havia feito com muito sucesso a telessérie “Casal McMillan” (1971 a 1977).
.
.
Cada episódio era um misto de ação e aventura, embora a origem tenha tido como pano de fundo um drama familiar: Devlin – em tempos de agente na inteligência militar - havia se envolvido com uma mulher chamada Nicole Corsello. Sem que Devlin tomasse conhecimento, Nicole ficou grávida de um menino a quem deu o nome de Nick Corsello. Anos depois, Corsello se torna um homem rico trabalhando como investigador particular e parte em busca do pai.
.
O relacionamento entre pai e filho não é lá muito amistoso em princípio. Corsello se mostra muito ressentido pelo fato do pai ter deixado a mãe, mas com o tempo vai compreendendo os motivos que levaram o pai a agir dessa forma. Dessa união, nasce uma dupla de investigadores que passa a trabalhar de forma conjunta para revolver diversos casos, algo que estreita em muito o laço de amizade entre ambos.
.
.
No Brasil, “Operação Devlin” foi exibida pela Rede Globo de Televisão a partir de 05 de Janeiro de 1983, entrando as quartas-feiras, 21h30, logo após a telenovela “Sol de Verão”. No ano de 1984, foi reapresentada em algumas oportunidades, na mesma emissora, nas madrugadas de sábado para domingo.
.
.
Rock Hudson iniciou carreira na metade dos 40 e alcançou grande destaque nos 50 e 60. Com a carreira prestes a entrar em declínio, aceitou ir para a televisão no início dos 70. Nascido em 17 de Novembro de 1925 em Illinois/EUA, seu nome de batismo era Leroy Harold Scherer Jr. Conquistou grandes amizades no meio cinematográfico e entre suas maiores e melhores amigas estavam as estrelas Elizabeth Taylor e Doris Day. Como Hudson era homossexual e essa condição poderia colocar sua carreira em risco em plena década de 50, seu agente "arrumou-lhe" um casamento de fachada com a própria secretária, Phyllis Gates, em 1955. Como o ator continuou mantendo romances secretos com homens, o divórcio veio a ocorrer em 1958.
.
Em Julho de 1985, depois de ter concluído “Operação Devlin” e ter participado de vários filmes e minisséries, Hudson estava envolvido com a série de TV "Dinastia", quando - hospedado no Hotel Ritz - foi levado as pressas para o American Hospital. A história oficial é que ele estaria sofrendo de câncer no fígado. Mas logo depois vieram notícias de que ele estava fazendo tratamento médico experimental para combater a AIDS.
.
Talvez tenha sido a enfermidade de Hudson que levou a sociedade em geral a legitimar uma preocupação mais acentuada com relação a doença. O impacto da notícia foi muito grande e muitos se perguntavam: "Se Rock Hudson é gay quem mais não pode sê-lo?". Em 02 de Outubro de 1985 o ator faleceu vítima da doença. Seu corpo foi cremado e as cinzas foram jogadas ao mar.
.
.
Jack Scalia nasceu Giacomo Tedesco Tomaso em 10 de novembro de 1950, no bairro do Brooklyn em Nova Yorque. Depois de “Operação Devlin” prosseguiu carreira, tendo atuado na temporada final de “Jogo Duplo” (Remington Steele) e também na série de TV “Dallas”, entre os anos de 1987 e 1991. Em 1992 foi escalado para o papel do detetive Nico “Nick” Bonetti na série de TV “Tequila e Bonetti” (papel este que reviveu em 2000 num revival da série, filmado e transmitido na Itália). Entre 1994 e 1995 atuou na série de TV “Pointman”. Seu papel mais conhecido, no entanto, é o de Chris Stamp em “All My Children” (2001 a 2003). Fundador da “Caridade Espírito Operação Americana”, viu o empreendimento ser fechado pelas autoridades em 2011 devido a falta de pagamento de impostos e taxas. Em 25 de Outubro de 2012 foi preso num aeroporto americano por tentar embarcar em um avião com uma arma carregada.
.
Operação Devlin - Abertura
.
.
Lista de Episódios
.
01 - Brian and Nick
02 - Lady on the Billboard
03 - Love, Sin and Death at Point Dume
04 - The Corpse in the Corniche
05 - The Absolute Monarch of Ward C
06 - The French Detective
07 - Of Nuns and Other Black Birds
08 - Ring of Kings, Ring of Thieves
09 - Arsenic and Old Caviar
10 - Claudine
11 - Allison
12 - Erica
13 - Jennifer

Nenhum comentário:

Postar um comentário